Menu

Todas as profissões

Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho

Remuneração média bruta anual*
N/A
Requisitos académicos
Licenciatura
Habilidades e competências
Arte e Design, Comunicação

*Nota: Os valores apresentados são meramente indicativos, não constituindo qualquer obrigatoriedade legal. Os mesmos variam consoante a empresa ou organização, localização geográfica, anos de experiência, conjuntura económica, etc.

Descrição da profissão

Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho

É o trabalhador que, para além de exercer as funções inerentes à categoria de técnico de segurança e higiene do trabalho, coordena e controla as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais.
É o trabalhador que desenvolve atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais. Designadamente, desenvolve e especifica o plano de segurança e saúde em projeto, de modo a complementar as medidas previstas, tendo em conta as especificações do processo construtivo e os recursos técnicos e humanos; analisa e dá parecer sobre o projeto de implantação e exploração de todos os estaleiros de obra. Analisa e avalia, em termos de prevenção, segurança e riscos profissionais, os novos equipamentos e/ou tecnologias a introduzir na empresa, elaborando, se tal for necessário, normas ou recomendações sobre a sua exploração ou utilização. Avalia e acompanha os trabalhos efetuados nos estaleiros temporários ou móveis, nomeadamente os de maior risco, de acordo com a legislação em vigor aplicável ao setor. Efetua inspeções periódicas nos locais de trabalho, verificando o cumprimento das normas de segurança e propondo medidas com vista à eliminação das anomalias verificadas, quando estas ponham em perigo a integridade física dos intervenientes na atividade. Forma e informa os trabalhadores sobre os riscos específicos de cada profissão e sobre as normas de segurança em vigor. Especifica o equipamento de proteção individual e coletivo, destinado a melhorar as condições de segurança nos locais de trabalho e procede ao seu controlo. Apoia e colabora com os demais técnicos em tudo o que diga respeito à organização da segurança nos locais de trabalho. Examina as causas e circunstâncias de acidentes de trabalho ocorridos, mencionando expressamente as suas causas reais ou prováveis, e sugere as providências necessárias para evitar a sua repetição. Recolhe os dados referentes aos acidentes de trabalho e procede ao seu tratamento estatístico. Avalia, recorrendo, sempre que necessário, a equipamentos adequados, os diversos fatores físicos, químicos ou outros que possam afetar a saúde dos intervenientes na atividade, tendo em vista a eliminação ou redução desses fatores ou a aplicação de proteção adequada.

Testemunhos 💬
Em que consiste o seu trabalho?
Acompanhamento, monitorização do Sistema Gestão Segurança, desenvolvimento DPSS e PES, ações de formação.
Gosta do que faz? Porquê?
Sim, porque é um trabalho que não é monótono e exige interação com os outros.
De que competências precisa para desempenhar bem a sua função?
Formação em programas de desenho para melhorar a informação que se quer transmitir à produção.
Que conselho(s) daria a alguém que esteja a pensar começar uma carreira no setor AEC?
Maximizar o envolvimento com os operacionais/ chefias de produção.
Onde se vê daqui a 10 anos?
A fazer auditorias de monotorização do Sistema de Gestão de Segurança, para melhor tratamento da informaçao produzida.
Ler mais
Mota-Engil

Profissões relacionadas

O nosso website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o website assumimos que aceita a utilização dos mesmos. Confirmo que li e aceito os Termos e Condições e a Política de Privacidade.