Existem dois documentos nacionais que regem as iniciativas sustentáveis promovidas pelo setor: o PNEC 2030 (Plano Nacional de Energia e Clima 2021 – 2030) e o RNC 2050 (Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050).
PNEC 2030
O PNEC 2030 é um instrumento de política nacional decisivo para a definição das linhas estratégicas rumo à neutralidade carbónica, bem como para a definição dos investimentos estratégicos para a próxima década, estando alinhado com as visões e narrativas definidas no RNC 2050.
RNC 2050
Por sua vez, o RNC 2050 estabelece, de forma sustentada, a trajetória para que Portugal atinja a neutralidade carbónica em 2050, definindo as principais linhas de orientação e identificando as melhores opções para atingir esse fim em diferentes cenários de desenvolvimento socioeconómico.
Projetos ecológicos e sustentáveis
Apresentamos em seguida alguns projetos enquadrados nos documentos referidos acima. Os projetos são da autoria da associação BUILT CoLAB.
O BUILT CoLAB – Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro – tem como objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento, tendo em vista o aumento da produtividade, competitividade e crescimento sustentável do ecossistema do setor da Arquitetura, Engenharia e Construção, promovendo a transição digital e climática dos edifícios e infraestruturas.
Sabe mais sobre esta associação na página Sobre nós.
Projeto Future of Construction (FoC)
O projeto FoC estabeleceu um conjunto de quatro atividades a implementar, que visam impulsionar o desenvolvimento e qualificação do setor AEC, sendo a atividade A3 (preservar) aquela que pretende promover a neutralidade carbónica e a economia circular.
Os principais objetivos dessa atividade são a adaptação e transformação de processos e procedimentos nas pequenas e médias empresas do setor, através da adoção de medidas de descarbonização, da produção de um guia que oriente práticas nesse sentido e através da definição de uma agenda para a neutralidade carbónica e para a economia circular.
Plano de ação para a circularidade na Construção em Portugal
A construção é um dos principais setores com impactos ambientais relacionados com o consumo de recursos naturais e emissões produzidas.
O peso da indústria no contexto económico e ambiental nacional é muito relevante apresentando, por isso, um papel significativo para que Portugal cumpra os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Assim, foi celebrado um protocolo entre o BUILT CoLAB, o Fundo Ambiental e um conjunto de parceiros (CIP, CPCI, AICCOPN, AECOPS, PTPC, IMPIC e APA), prevendo a intervenção em dois grandes tópicos fundamentais no setor da Construção: a circularidade e a gestão de resíduos. Nesse âmbito, têm vindo a ser desenvolvidas iniciativas para consciencializar e capacitar o tecido empresarial do setor para a transição de um modelo de funcionamento linear para circular, onde se incluem:
- 4 workshops temáticos
- 7 ações de capacitação
- Documentos de apoio à aplicação da legislação vigente
- Relatório do estado atual da circularidade em Portugal
- Plano de ação para a circularidade na Construção em Portugal.
Nota 📝
Para uma compreensão maior do posicionamento do setor AEC face à temática da sustentabilidade, recomendamos a leitura dos relatórios de sustentabilidade anuais da: