Menu

Cursos

Quais os cursos disponíveis no setor AEC?

As empresas e organizações valorizam os conhecimentos dos seus trabalhadores e das pessoas que entrevistam.

Assim sendo, é importante apostar na educação estruturada como forma de adquirir conhecimento.

Isto é válido para jovens adultos que estejam a concluir o secundário ou uma licenciatura, mas também para quem já está no mercado de trabalho.

Cursos técnicos e profissionais

Os termos “cursos técnicos” e “estudos técnicos” designam um conjunto de estudos que visam preparar o estudante para desempenhar atividades industriais e autónomas.

É nesta categoria que se inserem os Cursos de Educação e Formação (CEF) que conferem uma dupla certificação aos jovens que concluíram o 2º ciclo do ensino do ensino básico e têm idade igual ou superior a 15 anos. Estão integrados no catálogo nacional de qualificações e estão organizados em quatro componentes: formação sociocultural, formação científica, formação tecnológica e formação prática.

Já os “cursos profissionais”, ou Cursos de Ensino Profissional, constituem variantes do percurso do ensino secundário português desde 1989, tendo por isso uma duração de 3 anos com uma forte ligação ao mundo profissional. Os chamados cursos profissionais permitem o acesso ao ensino superior.

Existem ainda os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) para os titulares de um curso do ensino secundário ou habilitação equivalente. São cursos do ensino superior, por norma administrados em institutos politécnicos, que não conferem um grau académico.

Licenciaturas

A licenciatura é um grau académico atribuído a quem completa um curso superior tipicamente com a duração de 3 anos.

A oportunidade de fazer uma licenciatura é ideal para quem pretende adquirir um conhecimento académico sobre o setor AEC.

O ensino superior é também uma forma de preparar uma carreira específica, como por exemplo a carreira de técnico(a) desenhador(a).

Há muitos estabelecimentos de ensino superior em Portugal com ofertas educativas em áreas relacionadas com o setor AEC.  

As licenciaturas destinam-se a qualquer estudante que tenha terminado o ensino secundário e podem ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Pós-graduações

As pós-graduações são ideais para quem pretende aprofundar o conhecimento sobre uma determinada matéria.

Ao contrário das licenciaturas, mestrados ou doutoramentos, as pós-graduações não conferem o grau académico a quem as realiza. Ainda assim, o estudante que as completa obtém um diploma comprovando a especialização em determinada matéria.

As pós-graduações são ideais para quem pretende aprofundar o conhecimento sobre uma determinada matéria e, por norma, destinam-se a estudantes que tenham completado uma licenciatura.

Muitas pós-graduações seguem uma parte curricular idêntica às dos mestrados na mesma área (e na mesma instituição), porém não requerem a elaboração de uma dissertação ou similares.

Mestrados

Os alunos que se inscrevem em mestrados pretendem adquirir um conhecimento avançando numa determinada área.

A especialização é valorizada pelo mercado de trabalho e costuma refletir-se em salários mais elevados. Ainda assim, importa salientar que esta vantagem académica não é determinante em áreas tipicamente práticas do setor AEC.

Os mestrados são um caminho viável para quem já terminou uma licenciatura e deseja tornar-se mais competitivo no mundo laboral.

Além dos benefícios académicos e salariais, os mestrados constituem ainda ótimas oportunidades para estabelecer contactos que poderão ser muito úteis mais tarde na vida profissional.

Atualmente, muitas instituições de ensino superior oferecem os chamados mestrados integrados, nos quais a inscrição numa licenciatura implica também a inscrição no mestrado, existindo uma articulação vincada entre os dois graus académicos.

Doutoramentos

Os doutoramentos destinam-se a quem pretende prosseguir uma investigação (por norma iniciada durante o mestrado) ou enveredar por uma carreira académica (como por exemplo a de professor universitário de arquitetura).

Os doutores (pessoas que completaram um doutoramento) são reconhecidos como tendo adquirido um domínio muito elevado numa área.

Só após a conclusão de um mestrado é que se pode dar início ao doutoramento. Por causa do tempo que demora e da exigência técnica e científica, o doutoramento é recomendado a pessoas com vocação académica ou com um grande interesse na área em questão.

O nosso website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar o website assumimos que aceita a utilização dos mesmos. Confirmo que li e aceito os Termos e Condições e a Política de Privacidade.